quarta-feira, 16 de julho de 2008

Topo Gigio

Não vale sacanear, mas eu era um grande fã do Topo Gigio, um ratinho italiano orelhudo e infantilizado que fez grande sucesso no Brasil a partir do final dos anos 60. Era uma criatura extremamente manhosa e dramática.
Quando tinha 4 anos, ganhei um Topo Gigio de uma tia bem velhinha e fiquei tão feliz que agradeci e disse: "Mande lembranças a seus pais!" - até hoje a minha avó me goza por isso... O programa da televisão era excelente - aos meus olhos da época - e eu não perdia um só episódio. Fui dono do boneco até os 8 anos, quando o doei a minha irmã mais nova.
Passaram-se décadas e soube que o meu Topo Gigio foi mudando de dono dentro da família até que, quase quatro décadas depois, eis que o reencontro na casa da minha prima em Florianópolis, em uma prateleira só para ele. É claro que foi uma emoção muito forte revê-lo com a roupa original, em tão bom estado de conservação, com uma dona tão cuidadosa!
No mesmo ano, num domingo, na feira de antigüidades do MASP em São Paulo, encontrei um Topo Gigio idêntico sendo vendido por uma fortuna e quase o comprei, mas pensei que aquele boneco poderia não ter tido uma história tão feliz, abandonado que estava, e não fechei o negócio...
Acabo de descobrir, não sei se é verdade, que o programa do Topo Gigio perdeu popularidade porque o Sig, aquele rato mascote antipático do jornal Pasquim, teria inventado que o Topo Gigio era gay. Uma grande grosseria, coisa de que hoje os autores da piada devem ter vergonha. E tem mais uma coisa, lembro que conferi pessoalmente e o Topo Gigio não tinha sexo nenhum!

7 comentários:

Thais disse...

Lembro mesmo de histórias de vc gostar do Topo Gigio..

Muito bons os textos!!!!! Vou frequentar mais ;)

beijos

Mwho disse...

Thais,
Acho que tem muito mais gente que gosta do Topo Gigio! Assumir publicamente aí é mais difícil, né?
Beijo...

Rodrigo Carreiro disse...

Eu lembro que topo gigio protagonizava uma propaganda. Não lembro de quê, mas lembro do nome: "topo topo topo topo gigiioo... vai pegar no seu pé"

Mwho disse...

Rodrigo,
Acho que a propaganda era da Rider, que lançou uma sandália...
Quando você procura vídeos do Topo Gigio na internet, descobre uma legião de fãs saudosos!!! Acho que o ratinho era fera mesmo!

Anônimo disse...

Acho que o Topo Gigio é parte daquilo que ainda não esfarelou...
Bjs.
Aninha

Mwho disse...

Aninha,
Acho que não devemos deixar a memória se esfarelar...
Viva o Topo Gigio!

Carol disse...

Eu mesma adorava, dançava toda vez q passava o comercial, bons tempos aqules, gostaria de rever o trailler.