domingo, 6 de julho de 2008

Direito à solidão

Por mais que você esteja cercado de pessoas, às vezes há uma enorme necessidade de ficar sozinho. Não significa um isolamento físico, mas somente uma desconexão emocional. É como se as energias precisassem ser recuperadas, a inspiração reavivada. Não dá para tentar explicar demais, simplesmente é uma constatação - a necessidade da solidão.
Talvez algumas pessoas não sintam isso - dependem de uma ligação emocional constante, como se estivessem o tempo todo sendo reanimadas e mantidas justamente por essas interações. Seria praticamente o oposto - a necessidade da interação.
O grande segredo das relações é aprender a reconhecer as diferenças e acaba sendo uma tarefa muito difícil conciliar necessidades conflitantes. Não que isso seja determinante para o resultado, mas implica em mais ajustes, erros e acertos.
Outras pessoas optam pelos relacionamentos espontâneos, mais baseados na emoção e na liberdade do que em outros valores. As relações são menos rotuladas, muitas vezes de curta duração, e são pessoas que convivem bem com a solidão plena.
Essa diversidade de visões é fascinante, e a possibilidade da escolha justifica a beleza da vida...

Um comentário:

geice disse...

Um dia me disseram que eu tinha a síndrome de Poliana, fui pesquisar. Me identifiquei, pois mesmo quando as coisas estão difíceis, não vejo tanta dificuldade, acho que é porque mudei o angulo de olhar a situação. Vivo só por hoje. Um dia de cada vez. Simples assim. bjs