domingo, 3 de agosto de 2008

E Gabriela foi pra Londres...

Sentou ao meu lado no vôo, de Florianópolis para São Paulo, uma garota de óculos, loirinha, que logo me chamou a atenção porque não parava de suspirar... Emendava um suspiro atrás do outro, cada um mais profundo. Depois de vê-la folhear um jornal argentino de cabeça para baixo, parecendo não olhar as palavras, no escuro, perguntei:
"-Posso acender a sua luz de leitura?"
Ela agradeceu e continuou suspirando...
Pouco depois, puxa conversa:
"-Você é de São Paulo?"
Pronto. Agora iria descobrir porque a menina suspirava tanto... Disse-me que estava indo para Londres porque não gostava do curso que estava fazendo na faculdade e que, por ser neta de italianos, conseguira passaporte da Comunidade Européia. Iria morar com uma amiga que trabalhava como camareira em um hotel e que seu dinheiro não iria durar muito tempo, assim queria muito trabalhar e na segunda-feira mesmo já iria batalhar por uma ocupação! Já morara um ano nos Estados Unidos trabalhando no Subway e no Mac Donald's, trocara muito alface por outras coisas, mas depois aprendera bem a língua... Mas por que Gabriela tanto suspirava? 
"-Porque estou com medo..."
"-Gabriela, o medo faz parte, tudo novo dá esse frio na barriga. Não se preocupe, no começo você sofre um pouquinho, mas depois vai se acostumando. Você já tem experiência! Com o passaporte da Comunidade Européia você pode trabalhar!"
"-Mas eu chorei muito na despedida dos meus pais..."
"-Chorar é bom! E você tem que chorar sempre que ficar triste... E Londres é uma cidade muito legal! Não se preocupe. É fácil andar lá! O metrô é bom! Divirta-se também, viu?!"
"-Puxa, obrigada! Estou mais tranqüila..."
E lá foi Gabriela, aos 21 anos, morar em Londres, em busca de si mesma... Ainda sem saber bem como é bom chorar e que o medo sempre vai nos acompanhar...

10 comentários:

dani disse...

eu diria pra Gabriela que os medos é que fazem a vida tão interessante.... mesmo eu mesma nunca lembrando disso... hehehehe

Mwho disse...

Dani,
Concordo totalmente!
Nunca mais vou encontrar Gabriela, mas vou torcer pra ela conseguir descobrir isso sozinha...

Rodrigo Carreiro disse...

Daqui a pouco sou eu indo pra Londres. A vontade é grande, mas o sonho ainda está um pouco distante.

Mwho disse...

Rodrigo,
Acho que o sonho é só um link: depende só do seu clique!

Maíra disse...

Será que num dá mesmo para deixar o medo e partir sem ele?

Mwho disse...

Ivich,
Acho que não...
Penso que o medo é que dá emoção à coisa! Já pensou que delícia se tudo der certo? Se for sem medo, não vai ter muita graça, não é?

Anônimo disse...

Ahh...Chorar é bom mesmo. Por dor ou por alegria. Mas sem exagero, por favor.
Procurar quem somos...com 21, com 51, com91 anos..

Mwho disse...

Celine,
Chorar é bom demais! Prefiro no cinema, mas fico meio envergonhado quando as luzes se acendem...
E pra procurar quem somos, concordo com você: tinha que ser agora e sempre...

Marília Serra disse...

a poesia da sua narração me emociona, revela uma sensibilidade que reconheço também em mim mas ultimamente só tenho escrito "broncas sociais". Legal acompanhar suas aventuras - hilárias mas com esse fundo humano tão bom. bjão!

Mwho disse...

Mshow,
Queria conseguir escrever emocionado todos os dias, mas a dureza da rotina muitas vezes bloqueia a sensibilidade...