terça-feira, 23 de setembro de 2008

Fatos intrigantes na Alemanha



Uma das minhas primeiras constatações aqui na Alemanha foi que o papel higiênico me pareceu meio estranho. Ao observá-lo mais de perto, achei-o bastante espesso e resolvi dissecá-lo para descobrir o motivo. Minha desconfiança se mostrou real: descobri que ele tinha folhas quádruplas (foto inferior)!

Ainda intrigado, fui atrás da embalagem e minha descoberta correspondia à realidade (foto superior). Daí em diante, enveredei por uma análise filosófica profunda em busca das origens do fato, inspirado por autores locais, mas não consegui ir muito longe...

No Brasil, sempre que vou ao supermercado, observo que os papéis melhores são mais caros porque têm folhas duplas. Os mais simples têm folha única...

Nunca tinha ouvido falar em folha quádrupla...

Assim, proponho um novo índice para classificação dos países: o IPH.

IPH significa índice do papel higiênico. Os países com menor IPH (1) só têm papel higiênico de folha simples. Os emergentes chegam a ter folha dupla (2). Se tiverem folha tripla, melhor ainda (3). Se alcançarem o nível maior (4), é porque têm folhas quádruplas. A escala vai de 1 a 4, mas é possível que exista algum país com índice 5 (?!), ou algum bem primitivo com índice FB (folha de bananeira)...

8 comentários:

Sunflower disse...

saudades daí que eu tô ficando.


QUe cidade vc está? Tem uma brasileira, a Silvinha que está fazendo doutorado em Berlim com o marido. AMO Berlim.

beijas

Rodrigo Carreiro disse...

Intrigante isso, mas muito pertinente. Agora sabemos que as bundas alemães são bem limpnhas...

Mwho disse...

Sun,
Ich bin in Bremerhaven, Norddeutschland. Aber nur für 5 Täge...

Mwho disse...

Rodrigo,
Algumas conclusoes podem ser precipitadas...
Há várias outras variáveis que devem ser consideradas!

Maíra disse...

Que esse novo índice seja corroborado e ensinado nas escolas! Pense nas estudos, nas provas do vestibular...
Excelente idéia.

Thais disse...

ou são tão sujas que precisam das folhas quádruplas...
:/

heheheh

Mwho disse...

Ivich,
Acho que eu gosto de índices...

Mwho disse...

Thais,
Surge uma polêmica!