sábado, 29 de novembro de 2008

Eu adoro os cinechatos!

Na adolescência, eu gostava de ir sozinho, aos sábados à tarde, naqueles cinemas alternativos, ver filmes "cabeça", nem sei bem por quê. Até o dia em que assisti a um filme do Godard e, no final, o personagem principal dá um tiro na cabeça e tudo acaba sem terminar na minha cabeça...
Desde então, assumi que gosto mesmo é de filme de Hollywood, de preferência com gente famosa e bonita! Se der umas choradas, melhor ainda! Até dou uma colher de chá para os filmes de nossos hermanos e para os nacionais também (adoro "Cidade de Deus").
Mas eu ia falar dos cinechatos, dando seqüência à trilogia enochatos e gastrochatos. Tenho uma relação muito interessante com os cinechatos, principalmente os que escrevem sobre cinema no jornal da minha cidade, o Correio Braziliense. Uma vez, convenci minha mulher a ir ver um filme chamado "Felicidade", que diziam ser uma comédia e, depois de meia hora de pedofilia explícita, fui abandonado e ainda levei a maior bronca. Mas, depois, aprendi a interpretar os sinais dos cinechatos. Ontem, provei a mim mesmo que eles podem ser muito úteis!
Li o comentário do cinechato de plantão sobre o filme "Queime depois de ler", dos irmãos Coen. O cara dizia que o filme era horrível e que os atores (Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich etc.) tinham ido muito mal! Corri para o cinema e aproveitei!
Viu! Os cinechatos podem ser úteis: se eles não gostarem, são boas as chances do filme ser bom!

8 comentários:

Stephanie disse...

tenho problemas com Godard. Passei uma época me achando meio burra por não ver graça nos filmes dele, mas depois aprendi a respeitar tanto 1)o meu direito de não gostar dele 2) a incapacidade de apreciar certas coisas chatíssimas, pois isso me salva de ser uma pseudointelectual.

realmente, esse mundo está ficando cheio de chatos especialistas que servem exatamente pra nos mostrar que a diversão vai exatamente na contramão do que eles gostam, sinal de que todo mundo tem uma serventia nessa vida =)

beijo

Mwho disse...

Sthephanie,
Concordo integralmente!!!

Paulo Bono disse...

gostei do Queime depois de ler.
acho que basta isso. gostou, não gostou e fudeu. e fodam-se os cinechatos.

Rodrigo Carreiro disse...

Eu sou chato pra cinema, pois não assisto qualquer coisa. Não fico enchendo o saco de ninguém, simplesmente não vou e pronto. E esse "Queime depois de ler" é excelente!

Mwho disse...

Grande Bono,
Valeu a força!!!

Mwho disse...

Rodrigo,
O chato pra cinema é diferente do cinechato...
Você definiu bem: o cinechato vai ver todos os filmes e depois fica azarando quem ainda não foi!!!
O chato pra cinema seleciona, mas não fica querendo obrigar a gente a gostar do que ele acha que é bom...

Sunflower disse...

não há quem me convença que 2001 uma odisseia no espaço, salvo a cena da descoberta do fogo, é um cu cagado. Odeio a sofia coppola tb. Sou pior que uma cinechata, sou a que azucrine os cinechatos.

beijas

Mwho disse...

Sun,
Isso é muito bom para o equilíbrio do ecossistema!