terça-feira, 24 de junho de 2008

O Ótimo é que é Inimigo do Bom!

Sempre gostei de uma frase que aprendi com um amigo e professor há alguns anos: "O bom é inimigo do ótimo."
Na minha interpretação e na do meu professor, isso significava que, quando algo estava bom, não se deveria insistir em busca do ótimo, pois tudo poderia piorar... Anos depois, vi uma interpretação contrária, onde o bom era inimigo do ótimo porque fazia com que as pessoas se acomodassem e não buscassem o ótimo...
Como não concordei com a nova versão, travei uma discussão com uma pessoa que, infelizmente, sabe mais português do que eu (sentiu a pontinha de inveja, não?). E, pior, tive de dar razão a ela...
Na sua opinião, a frase teria de ser reescrita assim: "O ótimo é inimigo do bom.". Na sua justificativa, o bom é o referencial e o ótimo, o elemento mau da história (maniqueísmo mesmo!).
Tive de concordar.
Assim, depois de anos dizendo e pensando que "o bom é inimigo do ótimo", terei de mudar para "o ótimo é inimigo do bom"...
Obs.: Depois de tudo o que escrevi, meu filho me diz: "-Claro, pai! O Curinga é que é inimigo do Batman e não o contrário!".
Moral da história:
Às vezes, o raciocínio do adulto faz muitas curvas...

Nenhum comentário: