terça-feira, 5 de maio de 2009

A Belina do Vovô Fernando

Meu avô era realmente uma pessoa diferente. Naquela época, não existia van nem SUV. E meu avô tinha uma Belina. Aos sábados, eu me arrumava às 9h e ia para a janela esperar o meu avô me pegar para ir a sua "mansão", que era, basicamente, um terreno com muitas árvores frutíferas e um caramanchão.
Ele sempre chegava perto do meio-dia, com a Belina arrastando a traseira de tão pesada (muitas latas, garrafas, comida e curiosidades), e, depois, íamos buscar meus outros dois primos - os demais, ou nem eram nascidos ou eram bebês. No caminho, que parecia uma viagem (eram só uns 15 km), comíamos biscoitos Maizena e íamos sentindo o vento com as janelas abertas. Meu avô tinha um estilo único de dirigir - os adultos da família comentavam que ele era "barbeiro" -, mas nunca teve uma batida com a gente. Acho que ele usava pouco as marchas - demorava muito tempo para sair da 1ª -, mas, naquela época, ainda não era popular o câmbio automático.
Nem precisa dizer que o dia era o máximo, com muita comida e brincadeira, areia, mangueira de água liberada e nada de tecnologia. Chegava em casa à noite, exausto, e nem me lembrava do caminho, pois, não sei como, voltávamos dormindo no banco de trás da Belina.
Bons tempos. Se fosse hoje, acho que meu avô teria uma van automática. Não iríamos poder comer no carro e teríamos que ir amarrados com o cinto de segurança, com a janela fechada para não atrapalhar o ar-condicionado. O terreno da "mansão" seria um lote pequeno num condomínio, sem areia nem mangueira para brincar e iríamos preferir ficar vendo televisão, navegando na internet ou jogando videogame.

12 comentários:

Thais disse...

É, faço parte do grupo dos não nascidos, então não pude curtir essa fase do vovô... :/

Mwho disse...

Thais,
Certamente teria lugar para você no banco de trás da Belina!!!

Unknown disse...

eu acho que eu era da turma dos bebes... mas curti tudo isso q vc comentou, logico que como eu era tão pequena q não me lembrava que o vovô era tão enrolado assim... essas lembraças não tem preço!!! :)

Maíra disse...

Um tio meu tinha um Opala, ele juntava os oito sobrinhos e levava pra casa dele, que não era nenhuma 'mansão' igual a do seu avó, mas era a mesma farra!
Hoje ele tem um carro menor e nós, os oito sobrinhos já não cabemos mais no banco traseiro. Pq não ficamos pequeninos pra sempre?? Bons tempos!

Marilia disse...

Fui da turma de pirralhos que sucederam vocês. Eu e meus dois primos companheiros vivemos as mesmas aventuras na "mansão" e até desenvolvemos um código para comentar e rir das barbeiragens do vovô: após cada manobra arriscada ou vexaminosa, dizíamos "au-au" e caíamos na gargalhada. O vovô e a vovó não entendiam nada e riam também! Bons tempos mesmo! brincávamos, criávamos histórias que envolviam as brincadeiras e os dias eram mais ativos, intensos e especiais do que são hoje à frente do computador ou da TV. beijos!

Mwho disse...

Lena,
Ainda bem que vocês (a 2ª geração dos primos) também puderam curtir um pouquinho das aventuras na Belina!!!

Mwho disse...

Ivich,
A gente chamava de "mansão", mas era só um terrenão!!!
Ivich, crescer é legal e, afinal de contas, hoje temos as vans!!!
Opalas, Belinas, Gordinis etc. estão nos nossos corações!!!

Mwho disse...

Marília,
Esse código de vocês era genial, hein?! Aposto que o vovô e a vovó entendiam e levavam na esportiva!!!

Rodrigo disse...

Bela cena infantil. Essa é a melhor época da vida!

Anônimo disse...

Mwho, enviei para você algumas fotos daquela época, com Belina, areia, monstros, etc.
Ghost

Mwho disse...

Rodrigo,
Acho que são as memórias dessa época são as mais coloridas e puras e ficam gravadas para sempre!

Mwho disse...

Ghost,
Tive até a ideia do título do post: Monstros da areia na Belina!!!