domingo, 3 de janeiro de 2010

Santiago (Chile): dicas de viagem

Meu blog não é blog de viagens, mas um amigo me pediu umas dicas e, para facilitar, achei melhor deixar registrado por aqui. Em primeiro lugar, é bom saber que o custo de vida em Santiago é semelhante ao das grandes cidades do Brasil - isso em dezembro de 2009 -, especificamente táxi, hotel, restaurante e compras em geral. O dinheiro para pequenos gastos (1 real = 285 pesos chilenos) pode ser obtido em casas de câmbio no aeroporto e no centro da cidade (eles trocam reais) e os cartões de crédito são bem aceitos como no Brasil. A cidade é limpa, segura e razoavelmente bonita. A cordilheira dos Andes ao fundo é um visual interessante e o clima, seco e ensolarado nesta época do ano. Meu estilo de turismo é o urbano - gosto de andar de metrô e a pé, sentir o movimento da cidade - e sente-se segurança, com polícia presente. Acho que dois ou três dias são o suficiente para conhecer a cidade. Começaria pelo centro (estação do metrô: Plaza de Armas), visitando a Catedral, que fica na Plaza de Armas, o Paseo Ahumada, que é um calçadão de comércio popular, indo até o Palácio de la Moneda. Depois, o mercado central, onde não tem como não provar a centolla, que é um caranguejo gigante, caro e exótico. Outros pontos interessantes são os cerros Santa Lucía e San Cristóbal que, além do significado histórico, proporcionam uma bela vista da cidade. Existem alguns restaurantes sofisticados, mas recomendaria especialmente o Astrid & Gastón (Antonio Bellet 201, Providencia, 650.9125). Uma excelente pizza e um tiramisú melhor ainda encontrei no restaurante Tiramisú (Isidora Goyenechea 3141, Las Condes). Quanto aos bares, sugiro o Liguria (Av. Providencia, 1373, Providencia e outros dois endereços), lembrando que têm ótimas cervejas. Nem precisa falar que o vinho é ótimo e barato. A casa do Pablo Neruda, que é um pequeno museu seria uma opção para os fãs, mas não se esqueçam de ligar e marcar a visita, pois é uma casa pequena (737.8712)... Se for para visitar um museu, sugiro o Museo Chileno de Arte Precolombino (perto da Plaza de Armas). Se quiser encarar uma excursão, pode escolher Viña del Mar e Valparaíso ou uma visita a uma vinícola (foi minha opção e realmente impressiona a sofisticação da coisa). Claro que no inverno a história muda, pois há várias estações de esqui proximas. Enfim, Santiago é uma boa opção de turismo urbano na América do Sul, mas ainda prefiro Buenos Aires!

3 comentários:

Anônimo disse...

Também estive lá em dezembro. Sugiro que evitem o dia 8, pois além de feriado nacional, a estrada para Valparaíso e Viña del Mar fica interditada desde a véspera à tarde e as visitas às vinícolas são proibidas.
Ghost

Mwho disse...

E em alguns feriados, o comércio não abre de jeito nenhum (inclusive o freeshop) - por exemplo, 1º de janeiro...

Carlos Mouta disse...

No dia 12/3, segunda-feira, comprei um city tour para duas pessoas incluindo um passeio por Vina del Mar e Valparaíso, pela TURISMO RODOTUR LTDA situada no Terminal de Buses, na estação Universidade de Santiago, do metrô.

Paguei $40.800 com o cartão de crédito. Ato contínuo, recebi dois torpedos da administradora do meu cartão informando a aprovação de DUAS compras naquela empresa, uma no valor real e outra, fraudada, no valor de U$156,26.

Protestei, estressei, entrei em contato com o cartão aqui no Brasil e com o banco para avisar e cancelar as operação, pois desisti do passeio por perder a confiança nos fraudadores e não mais desejar viajar naquela empresa.
Enfim, uma transação gerou dois débitos, um legal, outro fraudado, roubado, etc.

Prestem atenção quando forem a Santiago, já que lá não exigem a colocação de senha quando se efetua uma transação com o cartão de crédito. Dei sorte por ter sido avisado, imediatamente, da aprovação das compras, o que me possibilitou agir.

Enfim, uma operação com o cc gerou dois débitos em minha conta. Olho vivo!